LOADING

Type to search

Share

[:pt]

Nesta semana (em 25 de outubro, terça-feira passada), Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia, em uma reunião com empresários do Oeste Europeu, comentou que a Federação Russa somente dará continuidade na extensão do gasoduto da Turquia (Turkish Stream) para a União Europeia (UE) se houver por parte dos europeus garantias de que o projeto não venha a ser suspenso, como foi o anterior South Stream*. De acordo com Lavrov, é visível um futuro próximo em que será difícil países do Oeste da Europa viverem sem os recursos energéticos russos.

Analistas observam que a relação da Rússia com os países da Europa Oriental tende a ser de neutralidade no que diz respeito a novos projetos de natureza energética, principalmente pelo fato de a Rússia ainda se encontrar em desacordo com as expectativas da UE acerca dos conflitos ainda existentes na Ucrânia e sobre os impasses na guerra civil Síria.

Outro ponto relevante a ser colocado é que Sergey Lavrov acredita que a Rússia é a única alternativa de recurso energético para os países do Oeste Europeu, fazendo ficar cada vez mais claros os motivos estratégicos de países como a Alemanha investirem sistematicamente em tecnologia sustentável, com o objetivo de tornar a economia independente de recursos que os obriguem a considerar negociações com a Rússia.

Além disso, as incertezas da Turquia e os problemas em sua organização política têm acendido alertas para que Moscou pense não apenas em garantias por parte da UE, mas também por parte do Governo turco, pois, uma vez consolidado o acordo com a UE, a Turquia certamente se tornará uma referência mundial, como um HUB** de energia.

———————————————————————————————–                     

Notas:

* South Stream: Seria um sistema que cortaria os países do sudeste da União Europeia perpassando tanto Ucrânia, como a Turquia.

** HUB: Eixo que centraliza / ou canaliza passagem, no caso a Turquia se tornaria um eixo de possíveis novos gasodutos.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://tr.m.wikipedia.org/wiki/T%C3%BCrk_Ak%C4%B1m%C4%B1#/media/Dosya%3ATurkish_Stream.png

[:]

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta