LOADING

Type to search

Share

Na segunda feira passada (13 de outubro), o Premier Chinês e o Primeiro Ministro russo, Li Keqiang e Dmitry Medvedev, respectivamente, reuniram-se em Moscou para a celebração de 38 Acordos em Cooperação Financeira e Energética entre a Rússia e a China[1][2]. Essa cooperação não é a primeira a ser celebrada entre os dois Estados este ano. No primeiro semestre, foi assinado um Acordo para fornecimento de 38 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano à China[3] e também já estavam sendo sinalizados acordos na área financeira[4].

Essa cooperação mais aproximada com a China é considerada por alguns analistas como a forma encontrada pela Rússia para movimentar sua economia diante das sanções erguidas pelo Ocidente. Por sua vez, ela pode indicar uma guinada da Rússia para os países asiáticos. Essa mesma também guinada pode ser interpretada como uma já previsível expansão da economia russa, embora ela esteja sendo trabalhada de maneira acelerada diante da necessidade de substituir os parceiros e demandas que foram cortados com as sanções ocidentais[5].

É preciso observar que mesmo a Rússia ganhando novos parceiros e investidores oriundos da Ásia, sua maior quantidade de investidores e parcerias comerciais são oriundas do Ocidente, o que pode condicionar a Rússia e os países que aplicaram sanções a reverem os seus posicionamentos em curto ou médio prazos, já que continuam mantendo constantes negociações.

—————————————————————————

Imagem (FonteLink direto):

https://freebeacon.com/wp-content/uploads/2014/10/Russias-Prime-Minister-Dmitry-Medvedev-R-shakes-hands-with-Chinas-Premier-Li-Keqiang-during-a-signing-ceremony-in-Moscow.jpg

Link site:

http://freebeacon.com/national-security/russia-signs-deals-with-china-to-help-weather-sanctions/

—————————————————————————
[1] VerDocuments signed at the 19th Regular Meeting of the Heads of Government of Russia and China” (Publicado em 13 de outubro de 2014):

http://government.ru/en/news/15201/

[2] VerRussian and Chinese Prime Ministers hold 19th Regular Meeting” (Publicado em 13 de outubro de 2014):

http://government.ru/en/news/15197/

[3] VerRússia e China desenvolvem grande Acordo para fornecimento de gás natural” (Publicado em 16 de maio de 2014):

http://jornal.ceiri.com.br/russia-e-china-desenvolvem-grande-acordo-para-fornecimento-de-gas-natural/

[4] VerRússia e China caminham para cooperação em Política Monetária” (Publicado em 6 de junho de 2014):

http://jornal.ceiri.com.br/russia-e-china-caminham-para-cooperacao-em-politica-monetaria/

[5] VerSanctions-Hit Russia Signs Deals with China on Energy and Finance” (Publicado em 13 de outubro de 2014):

http://www.themoscowtimes.com/business/article/sanctions-hit-russia-signs-deals-with-china-on-energy-and-finance/509339.html

[6] VerEUA anunciam condições para levantamento de sanções antirrussas” (Publicado em 7 de outubro de 2014):

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_07/EUA-anunciam-condi-es-para-levantamento-de-san-es-contra-R-ssia-3253/

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.