LOADING

Type to search

Samsung e outras empresas do setor de tecnologia criam consórcio para Internet das Coisas

Share

Na última terça-feira, dia 8 de julho, a empresa coreana Samsung Electronics anunciou a criação de um Consórcio com outras grandes empresas do setor de tecnologia para o estabelecimento de padrões de conectividade em Internet das Coisas.

De maneira simplificada, a Internet das Coisas é um conceito em que objetos físicos e dispositivos eletrônicos, conectados à Internet e entre si, são capazes de trocar dados e, com isso, otimizar a vida das pessoas e das organizações[1].

Além da Samsung, o Open Interconnect Consortium (OIC) conta com a participação da Intel, da Broadcom, da Atmel, da Dell e da Wind River Systems. Inicialmente, o Consórcio prevê o desenvolvimento de uma linguagem comum, um código open source com foco em objetos residenciais inteligentes e soluções para negócios. No futuro, o objetivo do Consórcio é expandir uma linguagem comum para setores mais robustos, tais como o de saúde e o automotivo[2]

Nas palavras do gerente geral em software e serviços da Intel, Doug Fischer, “Se não houver alinhamento em padrões (de conectividade), haverá uma demora na adoção (da Internet das Coisas) e atrasará as indústrias a participarem e tirarem proveito de suas potencialidades[3].

Espera-se que novos membros entrem no Consórcio nos próximos meses. O OIC surge meses após a criação de outro Consórcio, a AllSeen Alliance, iniciado pela empresa fabricante de chips,Qualcomm. Hoje a AllSeenconta com mais de 50 membros, incluindo LG, Panasonic, e a entrada recente da Microsoft ocorrida na semana passada. A participação de uma empresa em um dos consórcios não a impede de participar em outro[4].

———————————————————

Imagem (Fonte):

https://androidspin.com/wp-content/uploads/2013/05/samsung-hq.jpg

———————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://english.yonhapnews.co.kr/business/2014/07/08/0503000000AEN20140708005500320.html

[2] Ver:

http://english.yonhapnews.co.kr/business/2014/07/08/0503000000AEN20140708005500320.html

[3] Ver:

http://www.cnet.com/news/intel-samsung-create-internet-of-things-group/

[4] Ver:

http://www.cnet.com/news/intel-samsung-create-internet-of-things-group/

Camila Vieira - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, realizou intercâmbio na Universidade de Lodz e especialização em Administração na EAESP-FGV. Ampla experiência na área internacional obtida em consultoria estratégica, organização multilateral, entidade de classe, agência governamental e de notícias, sempre com foco na expansão de operações internacionais e de PMEs. No momento, atua em projetos de internacionalização e articulação institucional e prepara-se para iniciar Mestrado em Políticas Públicas.

  • 1

1 Comments

  1. Nilson Matuchak 18 de fevereiro de 2017

    Como fazer um consórcio

    Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!