LOADING

Type to search

“São Tomé e Príncipe” e Timor-Leste estudarão a criação de um consórcio da CPLP para exploração de Petróleo

Share

A “Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe” (ANP-STP) anunciou que “São Tomé e Príncipe” e Timor-Leste iniciam uma reavaliação do “Acordo Bilateral de Petróleo” e um estudo visando a criação de um consórcio de exploração onshore da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP).

De acordo com um comunicado da ANP-STP enviado ao “CEIRI NEWSPAPER”, será apresentada “uma proposta de estabelecimento de consórcio CPLP de exploração onshore em Timor-leste[1] na base de uma parceria estratégica entre os países membros da Comunidade, bem como a “apreciação do grau de implementação das atividades previstas no memorando de entendimento[1] no domínio de petróleo e gás, assinado entre ambos os Estados em 2011.

O Acordo firmado há três anos[2] entre “São Tomé e Príncipe” e Timor-Leste estabelece assistência técnica e institucional ao “Ministério dos Recursos Naturais” são-tomense, incluindo a ANP-STP, sobretudo, em matéria de intercâmbio de quadros técnicos e formação dos profissionais na área.

————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

Comunicado ANP-STP ao CEIRI NEWSPAPER.

[2] Ver:

http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/05/19/sao-tome-e-principe-e-timor-leste-assinaram-acordo-sobre-petroleo/

Enhanced by Zemanta
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!