LOADING

Type to search

Sarkozy perde maioria no Senado francês

Share

De acordo com o matéria publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo”*, o governo do presidente francês, Nicolas Sarkozy, perdeu, ontem, dia 25 de setembro, a maioria no “Senado” para o “Partido Socialista” em uma derrota histórica a apenas sete meses antes de eleição presidencial. Desde 1958, o “Senado” é tradicionalmente dominado pela direita.

 

Os resultados parciais das eleições indiretas indicaram que pelo menos 23 assentos que pertenciam aos governistas da “União por um Movimento Popular” (UMP) foram conquistados pelo “Partido Socialista”, garantindo-lhes maioria absoluta na Casa.  No total, a esquerda soma agora 177 cadeiras, duas a mais que o exigido para a maioria absoluta no “Senado”, que tem 348 membros.

François Hollande, favorito entre os pré-candidatos socialistas na corrida presidencial, declarou que o resultado deste domingo é a decomposição do sistema Sarkozy e um sinal para a eleição de 2012.

A mudança no “Senado” não representa um problema sério para o governo do atual “Presidente da República”, já que a Constituição francesa concentra os poderes legislativos na “Assembléia Nacional”, a “Câmara Baixa” do Parlamento. Mas o “Presidente do Senado” é o segundo homem do Estado francês, pois ocupa a “Presidência da República” em caso de vacância e acompanha o “Chefe de Estado” em todos os atos institucionais.

Apesar do pouco impacto desta nova configuração no governo de Sarkozy, a perda é considerada pelos analistas como um retrocesso simbólico nas chances da direita vencer a eleição presidencial marcada para abril do ano que vem.

————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,esquerda-fica-com-maioria-no-senado-frances-e-atinge-sarkozy,777419,0.htm

Ver também:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/09/25/esquerda-conquista-senado-em-vitoria-historica-na-franca-925437001.asp

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!