LOADING

Type to search

Seca nos EUA estimula aumento no preço dos alimentos e incentiva exportação brasileira

Share

De acordo com dados do “Departamento de Agricultura” do país, os “Estados Unidos” enfrentam uma das piores secas em quase 25 anos, o que gera consequências positivas para produtores de grãos de Brasil e Argentina, por exemplo, e sinais de alerta para consumidores e produtores de outros segmentos.

A produção de soja, milho e trigo será ainda mais beneficiada com a pressão nos preços.  Pelos dados do “Banco Mundial”*, a soja está 30% mais altos desde o início de junho e 60% desde o final de 2011, e o preço do milho subiu mais de 45% desde meados de junho.

 

Aliado a isso, outros países exportadores de grãos, como Rússia e Ucrânia,  sofrem com imprevisibilidades no clima e a previsão de chuvas trazidas pelo “El Niño” poderá beneficiar as lavouras na América do Sul, aquecendo um mercado de exportação que já se apresenta em alta**.

Esse cenário, no entanto, acarreta prejuízos para produtores de aves e porcos, por exemplo, já desgastados pelo embargo russo à carne brasileira e pela desaceleração econômica mundial. O “Banco Mundialalerta para os riscos à segurança alimentar provocados pela volatilidade dos preços dos alimentos, que pode afetar especialmente a população da América Latina, que tem no milho um alimento básico.

——————————

Fontes:

* Ver:

http://www.worldbank.org/en/news/2012/07/30/food-price-volatility-growing-concern-world-bank-stands-ready-respond?cid=ISG_E_WBWeeklyUpdate_NL

** Ver:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral-economia,embarque-de-soja-em-julho-segue-forte-milho-dispara,121585,0.htm

——————————

Ver também:

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1129709-seca-nos-eua-traz-oportunidades-para-brasil-e-dor-de-cabeca-para-muitos.shtml

Ver também:

http://www.valor.com.br/empresas/2772106/barreiras-vista-para-disparada-dos-graos

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!