LOADING

Type to search

Senado argentino aprova “Projeto de Lei” que expropria 51% das ações da companhia petrolífera YPF

Share

Como já era esperado, o Senado argentino aprovou ontem, 18 de abril, o início da tramitação do “Projeto de Lei” que expropria 51% das ações da companhia petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol. O polêmico Projeto deverá ser discutido no plenário do Senado no dia 26 de abril e depois será enviado à “Câmara dos Deputados”, onde se espera que seja aprovado pelos parlamentares que apoiam o Governo, os quais estão em maioria.

 

Em entrevista para agência local DyN, citada pelo jornal “O Estado de São Paulo”*, o senador Marcelo Fuentes declarou que a próxima companhia a ser expropriada será a “Metrogas”. A empresa faz a distribuição de gás natural em todo o país e tem 31,7% de participação na Repsol, que divide o comando com a britânica BG, com 38,3%.

O ministro das “Relações Exteriores” do Brasil, Antonio Patriota, evitou polemizar o ocorrido ao ser questionado acerca do impacto da medida sobre as empresas brasileiras no país vizinho, mas afirmou que essa questão “é uma decisão soberana argentina, (…) Acompanharemos de perto os desenvolvimentos dessa história, que obviamente nos interessa muito”**.

Já o ministro de “Minas e Energia” do Brasil, Edison Lobão, afirmou que não teme mudanças na relação entre o governo argentino e a Petrobras, mas nenhum comunicado oficial foi emitido até o momento.

——————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1077931-senado-argentino-aprova-tramitacao-de-lei-sobre-expropriacao-da-ypf.shtml

** Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1077914-decisao-argentina-sobre-ypf-e-soberana-diz-patriota.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!