LOADING

Type to search

Senador russo propõe no Conselho Federal a criação de internet doméstica

Share

Na semana passada, o senador Maxim Kavdjaradze propôs em umComitê do Conselho Federal Russo que fosse estabelecida uma rede de internet própria do país, sem acesso a usuários daUnião Europeiae dos EUA[1]. Essa proposta, segundo o Senador, colaboraria para fazer com que a Rússia tenha domínio das informações e dados de seus cidadãos, que até hoje se mantém sobre controle dos servidores localizados em solo norte-americano, sendo sujeitos a ataques de Crackers*.

A proposta cita sugestões de participação em conjunto com os países da “Organização do Tratado de Segurança Coletiva” (OTSC, em inglês), cujos membros são Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguizistão, Rússia e Tadjiquistão, assim como de países da região da Ásia-Pacífico.

Especialistas observam que essa proposta é uma reação direta às revelações vazadas por  Edward Snowden, o técnico que prestava serviços para a “National Security Agency” (NSA, ou  “Agência de Segurança Nacional” – ASN,em português), o qual segue exilado na Rússia. Compreende-se, assim, a necessidade que algumas autoridades russas enxergam em ter a segurança dos dados, bem como as informações de seus cidadãos, pretendendo a adesão dos membros do CSTO, o que seria uma forma de aumentar a participação nessa nova internet, a qual, nas palavras do Senador, se chamaria “Cheburashka”, nome de uma personagem da “Era Soviética”.

Na sexta-feira passada (25 de abril), Deputados da Duma (“Câmara Baixa”) aprovaram um projeto para a criação de um sistema nacional de pagamento via cartão de crédito, com o objetivo de fugir da dependência das bandeiras Visa e Mastercard, as quais, devido às sanções norte-americanas aplicadas recentemente, se recusaram a fazer transações para clientes dos bancos russos “Rossiya Bank” e “SMP Bank”.

——————————–

*Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança. (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38024/38024)

——————————–

Imagem “Senador russo Kavdjaradze” (Fonte):

https://www.flickr.com/photos/sf_press/12204157255/

——————————–

Fontes consultadas:

[1] VerRussian Lawmaker Proposes Domestic Internet”(28/04/2014):

http://en.ria.ru/russia/20140428/189429763/Russian-Lawmaker-Proposes-Domestic-Internet.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!