LOADING

Type to search

[:pt]Separatismo(s): uma questão latente nos Bálcãs[:]

Share

[:pt]

Foi decidido pelos eleitores da República Srpska que o Dia da República será comemorado todo “9 de Janeiro”. O Referendo, inicialmente desautorizado pela Suprema Corte da Bósnia-Herzegovina, que ditava sobre os controles das instâncias da Federação para com as decisões tomadas na Câmara da República Srpksa, foi realizado de igual forma no último domingo, 25 de setembro.

Com uma vitória praticamente unânime (99,79% dos eleitores), os cidadãos da República Srpska instituíram, além da proposta, a comemoração do Dia Nacional da República. O Presidente da entidade, Mirolad Dodik, discursou após o final da votação e assinalou a importância do Referendo para o futuro da nação sérvia na Bósnia: “hoje, escrevemos mais uma página de nossa gloriosa história e dissemos que somos um povo que lutará pela liberdade e para os direitos da República”.

O resultado da consulta popular reacende a preocupação regional com uma possível tentativa de saída da República Srpska da Federação que esta tem com a Bósnia. Isso se dá conjuntamente com as recentes associações das lideranças da República com entidades da Federação Russa.

O Referendo é veementemente repudiado pelos Estados Unidos e pela União Europeia, os quais consideram que ele atenta contra as cláusulas do Acordo de Dayton. Oficialmente, o Governo da Sérvia mantém posição de neutralidade em todos os casos envolvendo a entidade e suas relações externas e internas.

Outro caso que vem atraindo os olhares da comunidade internacional é o da concessão de cidadania, por parte do Governo da Albânia, a seis membros do partido político Vetevendosje, terceira força política no Kosovo. O Partido, que recentemente praticou atos no Parlamento do país com gases de fumaça, é a favor da separação do Kosovo e contra as recentes negociações por novas demarcações fronteiriças com Montenegro. Kosovo, que recentemente foi admitido à FIFA, busca reconhecimento internacional de seu caráter de independência auto-declarada, desde 2008.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Republika_Srpska#/media/File:Milorad_Dodik_mod.jpg

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta