LOADING

Type to search

Setor agrícola brasileiro busca ampliar oportunidades no mercado russo e ucraniano

Share

Com objetivo de estreitar as relações comerciais, no dia 10 de abril, a Secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, realizou reunião com o Embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)[1].

Foi debatido o interesse brasileiro em habilitar frigoríficos, em especial de carne suína, para exportar ao país. Em contrapartida, a Ucrânia pretende exportar fertilizantes e trigo para o Brasil.

A secretária aproveitou a ocasião para convidar o embaixador ucraniano para comparecer ao lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuário, quando será apresentado o Sistema de Defesa Agropecuária brasileiro. Por sua vez, o embaixador ucraniano realizou convite para que um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) visite o Instituto de Pesquisa Agropecuária da Ucrânia e conheça as pesquisas agropecuárias em andamento no país[1].

Se por um lado o agronegócio brasileiro busca uma aproximação junto à Ucrânia, por outro já foi instalado um adido agrícola do Brasil em Moscou, na Rússia. Este adido deverá se concentrar nas pesquisas de oportunidade e de melhores condições de acesso dos produtos agropecuários brasileiros ao mercado russo. Também será dada uma atenção especial às exigências de qualidade, especialmente àquelas relacionadas com os aspectos sanitários e fitossanitários[2].

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Brasil_celeiro.png

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2015/04/brasil-e-ucrania-pretendem-estreitar-relacoes-comerciais

[2] Ver:

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2015/04/adido-agricola-buscara-melhorar-acesso-ao-mercado-russo

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!