LOADING

Type to search

Simplificação aduaneira por envio postal dos países da IIRSA

Share

A iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana”(IIRSA) instituiu um grupo de trabalho para analisar a viabilidade da “Integração Comercial” dos países da IIRSA por envios postais.  O grupo também tem a missão de promover o intercâmbio sobre o funcionamento dos serviços e analisar um modelo aduaneiro simplificado, considerando a sua viabilidade regulatória, econômica e institucional[1].

O estudo é focado no desenvolvimento do comércio exterior para pequenas e médias empresas. Segundos os dados iniciais levantados, os correios, de uma forma geral, tem a função de ser um agente facilitador e integrador do comércio internacional.

As estatísticas mundiais sobre o comércio de eletrônicos das empresas que vendem direto ao consumidor indicam que na  “América Latina” houve um aumento de 25% das vendas entre 2010 e 2011. O Brasil, dentro do contexto regional, é líder sendo responsável por 60% do total das vendas[2].

A “União Postal Universal” (UPU) e a “Organização Mundial de Aduanas” (OMA) reconhecem que  é necessário encontrar soluções postais e aduaneiras para facilitar o transporte e fornecer melhores condições de desenvolvimento tecnológico. Atualmente, as principais dificuldades de importar e exportar por correio são o despacho postal lento; o custo da logística postal; o tempo de entrega; a burocracia aduaneira e impositiva; as restrições de outros setores e as barreiras não tarifárias[2].

————————-

Imagem (Fonte):

http://www.iirsa.org/

—————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.iirsa.org/Event/Detail?Id=225#

[2] Ver:

http://www.iirsa.org/admin_iirsa_web/Uploads/Documents/envios_postales_santiago13_anexo11_MariseLouvison.pdf

Eloisa Maieski Antunes - Colaboradora Voluntária

Mestre em Engenharia Urbana e Doutoranda em Geografia Econômica pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha com redes de empresas transnacionais e fluxos econômicos na América do Sul e na faixa de fronteira brasileira. Tem experiência em Comércio Internacional e coordena o grupo de pesquisa EXPOFER - Estudos Avançados de Comércio Exterior e Infraestrutura Logística do Mercosul. Tem trabalhos publicados em Relações Internacionais e Geografia Econômica. Atualmente é pesquisadora convidada da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne em Paris. No CEIRI NEWSPAPER atua na área de Política Internacional, Integração Sulamericana e Negócios Internacionais.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!