LOADING

Type to search

Simpósio estadunidense sobre segurança em Cabo Verde

Share

Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, o Comando Militar Norte-americano para a África (US AFRICOM, na sigla em inglês) realizou com a colaboração do Ministério de Defesa de Cabo Verde o Seminário Endeavor 2018. O evento é um encontro anual voltado para o diálogo sobre Segurança entre os Estados, Setor Militar e Organizações Internacionais.

O US AFRICOM foi criado em 2007 pelo Governo dos Estados Unidos, com o intuito de intensificar o processo de pacificação e segurança no continente africano. Igualmente, visa promover o desenvolvimento, a Democracia e a melhoria nas questões econômicas, educacionais e de saúde. 

Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde

As principais pautas do Seminário debruçaram-se nos desafios do espaço cibernético, cyberdefesa, combate a organizações extremistas e ao tráfico. Da mesma forma, discutiram-se questões envolvendo a estrutura do Comando, ou seja, o desenvolvimento de suas capacidades por meio de treinos e táticas consoantes, e o aumento da comunicação entre os Estados para fornecer o apoio às missões das Forças da União Africana.

Em pronunciamento sobre o evento, o primeiro-ministro cabo-verdiano Ulisses Correia e Silva ressaltou a importância para o arquipélago o acolhimento do evento. De modo complementar, o encontro representa um passo importante nas relações entre Cabo Verde e Estados Unidos. Por sua vez, o Comandante do US AFRICOM, general Thomas D. Waldhouser, manifestou a perspectiva estadunidense quanto à realização do Simpósio como um mecanismo para equiparar e melhorar as abordagens dos Estados no que tange a situações de ameaça ou catástrofe.

Na esfera das relações bilaterais, Cabo Verde e Estados Unidos têm atuado ativamente no campo da segurança, tanto que, no mês de julho de 2018, os países firmaram Acordos de Segurança Marítima. Entre as bases do que foi acertado, foram disponibilizadas cinco embarcações norte-americanas para a fiscalização costeira nas Ilhas de Santo Antão, São Nicolau e São Vicente.

Além dos debates propostos pelo US AFRICOM, o arquipélago também desenvolveu suas relações com os países africanos presentes. Neste contexto, foi assinado um Tratado de Cooperação em matéria de participação e formação militar conjunta com São Tomé e Príncipe. O objetivo desta cooperação, assim como a temática do Simpósio, será o compartilhamento de informações sobre segurança no âmbito do Golfo da Guiné e a capacitação das Forças Militares na fiscalização do mar territorial de ambos os Estados.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Bandeira dos Estados Unidos” (Fonte):

https://viajeibonito.com.br/wp-content/uploads/2016/07/estudar-ingles-de-graca-nos-estados-unidos-bandeira.jpg

Imagem 2 Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulisses_Correia_e_Silva#/media/File:Sr._Ulisses_Corr%C3%AAa_e_Silva_(cropped).png

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.