LOADING

Type to search

Síria evita reunião do IBAS com primeiro-escalão de seu governo

Share

O “Subsecretário para Oriente Médio do “Ministério das Relações Exteriores” (MRE), Paulo Cordeiro, deverá ir à Síria ainda esta semana para representar o governo brasileiro na Missão do grupo “IBAS” (Índia, Brasil, e África do Sul). A assessoria de imprensa do MRE informou que a intenção é pedir para que a Síria deixe de usar a força em seu território e cumpra as determinações da “Organização das Nações Unidas” (ONU).

 

Irritado com a “ingerência externa”, o governo de Damasco (capital da Síria) quer que a Missão integrada por Brasil, África do Sul e Índia seja recebida apenas pelo vice-chanceler sírio, Fayssal Mekdad, informou o jornal “Estadão”. O Grupo, porém, solicitou uma reunião com alguém do primeiro escalão do governo, como o ministro das Relações Exteriores, Farouq al-Sharaa, que acumula o cargo de Vice-Presidente.

A iniciativa do IBAS tem por objetivo reforçar o repúdio à violência contra civis e a irritação com o descumprimento das promessas de reforma política já anunciadas. Os três países ocupam assentos rotativos no “Conselho de Segurança da ONU” e se opõem a sanções internacionais contra a Síria, desta forma, resolveram abrir um mecanismo de diálogo com Damasco.

—————-
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,,753911,0.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.