LOADING

Type to search

Sistema disponibiliza as preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede nos “Acordos Comerciais”

Share

A “Secretaria de Comércio Exterior” (SECEX) do “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC) lançou* no dia 11 de setembro o sistema de “Consulta aos Acordos de Preferência Tarifária” (CAPTA).

Este novo sistema disponibiliza as preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede nos “Acordos Comerciais”, indicando a redução percentual no imposto de importação em relação à tarifa aplicada. Antes do CAPTA, a única fonte de informação disponível sobre as preferências tarifárias eram os textos dos próprios Acordos, que não apresentam de forma direta esses dados. 

 

O banco de dados também disponibiliza informações sobre as alíquotas aplicadas aos produtos dos principais concorrentes do Brasil. Com isso, o exportador brasileiro contará com todas as informações necessárias para explorar as melhores alternativas comerciais para o seu produto.

Criado em parceria com o governo britânico, por meio da “Embaixada do Reino Unido no Brasil”, o sistema tem acesso gratuito e já foi elaborado com versões compatíveis para smartphones e tablets.

———————————–

Fonte Consultada:

* Ver:

http://capta.mdic.gov.br

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.