LOADING

Type to search

Share

No último sábado (4 de junho de 2016), durante um simpósio sobre vigilância e a sociedade contemporânea, ocorrido na Universidade de Tóquio, no qual participou através de uma vídeo chamada, o ex-analista da NSA alertou para as constantes práticas de monitoramento estadunidense sobre a população japonesa.

Snowden, que morou no Japão de 2009 a 2011, trabalhou em um programa de vigilância na base aérea norte-americana U.S. Yokota, em Fussa, Tóquio. Durante esse período, Snowden descreveu a atividade da NSA e seu trabalho como: Eles sabem sua fé religiosa. Eles sabem quem você ama. Eles sabem com quem você se importa… Esse era nosso trabalho; estabelecer padrões de vida de qualquer pessoa*. Snowden criticou também a falta de engajamento populacional em sistemas de privacidade e os fracos controles civis sobre o Governo.

Esse cenário foi o que possibilitou a instauração de uma Lei conhecida como “Ato de Proteção de Segredos Especialmente Designados”*, que essencialmente permite Ministros e Agências a classificarem informações da área de Defesa, Antiterrorismo ou Diplomacia, como segredos de Estado, de forma que quem vazar informações a respeito dessas áreas pode ser sentenciado a 10 anos de prisão, e quem encorajar esses vazamentos, como jornalistas, por exemplo, pode estar sujeito a até 5 anos de prisão. Apesar de uma certa resistência por parte da população, a Lei foi implementada a partir de 2014.

Em uma entrevista na semana passada, Snowden afirmou que a criação e implementação da Lei foi sugerida e desenvolvida pelo Governo norte-americano para facilitar a atuação da NSA no Japão. Se as afirmações forem verdadeiras, marcam um novo nível na campanha de espionagem estadunidense, podendo chegar ao ponto de influenciar, mesmo que indiretamente, a legislatura de outros países para seus próprios fins de espionagem.

———————————————————————————————–                    

* Tradução literal.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AEdward_Snowden_2013-10-9_(2).jpg

Breno Pauli Medeiros - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Formado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa sobre o Ciberespaço, monitoramento, espionagem cibernética e suas implicações para as relações internacionais. Concluiu a graduação em 2015, com a monografia “A Lógica Reticular da Internet, sua Governança e os Desafios à Soberania dos Estados Nacionais”. Ex bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), período no qual trabalhou no Museu Nacional. Possui trabalhos acadêmicos publicados na área de Geo-História e Geopolítica.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!