LOADING

Type to search

Snowden, Malala e militantes bielorrussos são os finalistas do “Prêmio Sakharov 2013”

Share

Ontem, dia 30 de setembro, o “Parlamento Europeu[1] escolheu a adolescente paquistanesa baleada por um talibã, Malala Yousafzai, o ex-analista de inteligência norte-americano exilado na Rússia, Edward Snowden, e três ativistas bielorussos para finalistas doPrêmio Sakharov 2013”.

O “Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento[2] é atribuído todos os anos pelo “Parlamento Europeu”. Foi criado em 1988 com objetivo de recompensar personalidades ou entidades que se esforçam para defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

O processo de escolha dos candidatos é realizado por grupos políticos ou, no mínimo, 40 Deputados realizam as nomeações. As Comissões Parlamentares de Assuntos Externos e Desenvolvimento votam, criando uma lista restrita de três finalistas com base nas nomeações e, por fim, a “Conferência de Presidentes” escolhe o laureado.

A candidata Malala Yousafzai aos 11 anos, em 2009, começou a defender a educação feminina no “vale de Swat,” no Paquistão. Em 2012, sobreviveu ao ataque de um talibã, que a baleou na cabeça, tendo-se tornado um símbolo da luta pelos direitos das mulheres e pelo acesso à educação. Yousafzai foi nomeada em conjunto por três grupos políticos: (1) pelo “Partido Popular Europeu”, José Ignacio Salafranca (Espanha), Elmar Brok (Alemanha), Michael Gahler (Alemanha), Arnaud Danjean (França), Joseph Daul (França), Gay Mitchell (Irlanda) e Mairead Mc Guinness (Irlanda), para o grupo S & D, por Hannes Swoboda (Áustria) e Véronique de Keyser (Bélgica); (2) pela “Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa”, Guy Verhofstadt (Bélgica), Sir Graham Watson (Reino Unido), e Annemie Neyts- Uyttebroeck (Bélgica) e (3) pelo “Partido Verde”, Jean Lambert (Reino Unido). A candidata também tem o apoio do grupo “Resposta Eficiente ao Consumidor”.

Por outro lado, Edward Snowden divulgou informações sobre os programas de vigilância dos EUA, tendo sido acusado de espionagem, estando por isso asilado na Rússia. Snowden foi indicado por grande parte dos Deputados do “Partido Verde” e pelo “Grupo da Esquerda Unitária”.

Em representação de todos os presos políticos bielorrussos, 43 eurodeputados nomearam o presidente de uma ONG de defesa de direitos humanos, Ales Bialatski, o ativista Eduard Lobau, e Mykola Statkevich que, em 2010, foi candidato à presidência da Bielorrússia. Os três estão detidos desde dezembro de 2010, depois de terem protestado contra o resultado das eleições, que conferiram um novo mandato a Alexander Lukashenko, que classificaram como fraudulento.

O vencedor será divulgado no dia 10 de outubro e o prêmio será entregue em 20 de novembro, em Estrasburgo.

————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.europarl.europa.eu/news/en/news-room/content/20130930IPR21128/html/2013-Sakharov-Prize-finalists-announced

[2] Ver:

http://www.europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/00f3dd2249/Sakharov-Prize-for-Freedom-of-Thought.html

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.