LOADING

Type to search

Share

O mês de dezembro ficará marcado por um grande sucesso na cooperação espacial BrasilChina. Graças ao episódio do lançamento do satélite CBERS-4, fruto da cooperação sino-brasileira, o país cria uma nova página em seu desenvolvimento tecnológico e diminui a dependência do uso de equipamentos estrangeiros. O foguete que transportava o satélite foi lançado sem nenhuma dificuldade neste domingo (dia 7 de dezembro), na cidade de Taiyuan, província chinesa de Shanxi.

O programa sino-brasileiro teve seu início na década de 1980 e foi batizado com o nome Cbers (sigla em inglês para ChinaBrazil Earth Resources Satellite). Ele é coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até hoje, foram lançadas três unidades: O Cebers-1, em 1999; o Cbers-2, no ano de 2003, e o Cbers-2b, em 2007.

Em 2013 houve falha no Cbers-3, que foi impedido de ser lançado no espaço. Tal falha foi corrigida no projeto atual do Cbers-4. Este custou mais de R$ 150 milhões de reais para os cofres brasileiros, porém o país não precisará mais utilizar satélites norte-americanos, voltando seus recursos para a manutenção do programa junto com as autoridades de Beijing.

Especialistas dizem que com esse novo equipamento o monitoramento das fronteiras, o desmatamento na região norte do país e os serviços meteorológicos serão mais dinâmicos, pois não precisarão passar por processo burocrático e atrasos, como era feito até então com o uso de equipamentos estrangeiros. Líderes do Brasil e da China esperam que o projeto se desenvolva ainda mais, podendo assim exportar serviços para outras nações que ainda não tem condições de ter seus próprios satélites.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

 http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/12/primeiras-imagens-feitas-pelo-satelite-cbers-4-sao-divulgadas-pelo-inpe.html

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

VerDiário do Povo” (China):

http://paper.people.com.cn/rmrb/html/2014-12/08/nw.D110000renmrb_20141208_3-03.htm

VerCRI”:

http://portuguese.cri.cn/1721/2014/12/07/1s192893.htm

VerO Estado de São Paulo”:

http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,satelite-brasileiro-e-lancado-com-sucesso-na-china,1603493

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta