LOADING

Type to search

Sudão e “Sudão do Sul” firmam acordo para retomar exportação de petróleo

Share

Ontem, dia 26 de setembro, o Sudão e o “Sudão do Sul” chegaram a um “Acordo de Segurança Fronteiriça” para permitir a retomada das exportações de petróleo do “Sudão do Sul”, através do Sudão, até os portos do “Mar Vermelho”, anunciaram porta-vozes de ambos países, citados pela “Folha de São Paulo”*.

 

O presidente sudanês, Omar Hassan al-Bashir, e seu homólogo do “Sudão do Sul”, Salva Kiir, realizaram esse Acordo como uma das medidas para reanimar suas economias, depois que seus Exércitos estiveram perto de uma guerra declarada em torno de uma disputada fronteira, em abril de 2012.

A “União Africana” foi a mediadora do Acordo firmado e o “Conselho de Segurança” da “Organização das Nações Unidas” (ONU) atuou pressionando as duas regiões com a possibilidade de aplicação de sanções caso não alcançassem uma saída consensual.

—————————————

Fonte Consultada:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1159893-sudao-e-sudao-do-sul-chegam-a-acordo-para-retomar-vendas-de-petroleo.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!