LOADING

Type to search

Sudeste asiático é o novo centro de montadoras de automóveis

Share

As grandes montadoras de origem japonesa e outras montadoras ocidentais estão focando seus investimentos no sudeste asiático. A “mão de obra” barata deixa a região atrativa para estes investidores, que já estão entrando em países como a Malásia, Filipinas, Tailândia e Indonésia.

 

Segundo algumas consultorias da região, a produção de automóveis deve aumentar em até 54% até o ano de 2017. De acordo com a “J.D Power” e a “Roland Berger”, citadas recentemente pelo programa “Auto-Esporte da “Rede Globo”, as grandes empresas do setor estão focando suas linhas de montagem na região asiática e os investimentos serão milionários, contribuindo para o desenvolvimento local.

A montadora japonesa Toyota anunciou ontem (dia 20 de setembro) que aumentará seus investimentos, podendo atingir 340 milhões de dólares para a construção de uma segunda fábrica na Indonésia.

Muitos empresários prevêem um aumento do custo da mão de obra em países como o Japão e a China. Por isso, já fazem planos de médio e longo prazos para buscar novas alternativas, investindo também em países em desenvolvimento.

——————————

Fontes:

http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/08/sudeste-asiatico-vira-centro-dos-investimentos-de-montadoras.html

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!