LOADING

Type to search

Suframa apresenta software desenvolvido por “Acordo de Cooperação Técnica” assinado com Jica e ABC

Share

No dia 13 setembro, a “Superintendência da Zona Franca de Manaus” (SUFRAMA) apresentou ao público em Manaus (AM/Brasil), o resultado de um “Acordo de Cooperação Técnica” assinado com “Agência Japonesa de Cooperação Internacional” (JICA) e a “Agência Brasileira de Cooperação” (ABC) do “Ministério das Relações Exteriores” (MRE).

 

Foi desenvolvido um software que para monitorar  os resíduos sólidos produzidos pelo “Pólo Industrial de Manaus” (PIM), que, segundo estudos da Jica, gerará em 2015 o total de 740 toneladas de resíduos sólidos por ano.

Por este instrumento será possível fazer um inventário dos resíduos. Ele se constitui de uma das ações importantes do “Plano Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do Pólo Industrial de Manaus” para aperfeiçoar a gestão de resíduos das empresas que funcionam na cidade. Além disso, o software permitirá que sejam cumpridas as exigências da “Resolução nº 313/2002”, do “Conselho Nacional de Meio Ambiente” (Conama), que trata do “Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais”.

De acordo com informações apresentadas para a mídia, o  “Programa de Computador” é um “software livre” e por ele serão feitos registros de dados sobre a geração dos resíduos, feita a classificação, apresentados dados sobre armazenamento e também sobre a destinação de resíduos sólidos que são gerados nas indústrias.

Analistas apontam que o instrumento representa um componente importante para o reaproveitamento de resíduos, o que, além de atuar em benefício do meio ambiente, trará ganhos econômicos para todos envolvidos.

————-

Fonte:

http://acritica.uol.com.br/manaus/Suframa-apresenta-monitoramento-produzidos-PIM-Amazonas_0_553744953.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!