LOADING

Type to search

Sul do Brasil já se articula para o “Programa de Projetos de Cooperação Internacional Descentralizada Sul-Sul”

Share

No dia 11 de junho, o coordenador do “Gabinete de Relações Internacionais” (GRI) de Bagé (Rio Grande do Sul – Brasil), Glécio Rodrigues, se reuniu com representante de “Cerro Largo” (Uruguai) Sérgio Arancet, para analisar as bases do projeto de “Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul”.

 

De acordo com Rodrigues, citado em um jornal local* a parceria tem como objetivo principal a valorização do patrimônio cultural e fronteiriço. “Vamos ceder para a cidade de Melo – Uruguai toda a nossa experiência patrimonial. Primeiramente, será realizado um levantamento do patrimônio deles, para que possamos fazer um inventário. A restauração será o próximo passo. O projeto pode ter verba de até US$200.000,00”*, completou.

Conforme Arancet, Melo e Bagé constituem a mesma comunidade histórica. “Queremos resgatar nosso patrimônio histórico e manter vivo toda a simbologia que representam essas construções”*, declarou.

A “Cooperação Sul-Sul” vem ganhando forte projeção nos últimos anos. Nesse contexto, a “Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República do Brasil” (SAF/SRI/PR) e a “Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores” (ABC/MRE) lançaram o “Programa de Projetos de Cooperação Internacional Descentralizada Sul-Sul”** com o objetivo principal de  estimular os Estados e Municípios brasileiros a desenvolverem  projetos de cooperação técnica com base em experiências bem sucedidas em diversas áreas.

——————————-

Fontes Consultadas

* Ver:

http://www.bage.rs.gov.br/noticias_visualiza.php?id=1248

** Ver:

http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20243:cooperacao-internacional-municipios-tem-ate-29-de-junho-para-enviar-projeto&catid=57:internacional&Itemid=166

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.