LOADING

Type to search

“Superávit Comercial” em queda e declínio das exportações à Argentina chamam atenção à “Balança Brasileira”

Share

A primeira semana de maio apresentou enfoque considerável na balança comercial brasileira. Dois dados relevantes foram apresentados ao mercado nos últimos dias: a desaceleração do superávit comercial brasileiro no último mês de abril e a queda das exportações brasileiras à Argentina no mesmo mês.

 

Em abril de 2012, segundo o “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC), a conta de exportações e importações apresentou saldo positivo de US$ 881 milhões, 52,7% menor que o mesmo período de 2011*. O valor das importações registrou o recorde para meses de abril, atingindo aproximadamente US$18,6 bilhões. Os dados inserem-se em um contexto relativamente desfavorável ao Brasil, tendo em vista que durante o primeiro quadrimestre de 2012 o saldo comercial, ainda que superavitário, apresenta declínio de 33,7% em relação ao mesmo período de 2011. Segundo o secretário-executivo do Ministério, Alessandro Teixeira, “no fronte interno, estamos aquecidos. É natural que as importações continuem elevadas para dar cabo a demanda interna”**.

Igualmente, em abril as exportações para o país vizinho apresentaram queda de 23% em comparação com o mesmo período no ano passado***. Segundo o secretário, o cenário econômico argentino colaborou para a retração e as barreiras impostas desde fevereiro de 2012 não são a única causa do problema, “mas não estamos negando que as medidas que o governo argentino tem tomado estejam diminuindo as nossas exportações”****. Uma reunião entre autoridades brasileiras e argentinas está prevista para a próxima semana, bem como a recepção do secretário argentino de Comércio em encontro com a “Federação das Indústrias do Estado de São Paulo” (FIESP).

——————

Fontes:

*Ver:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,superavit-comercial-cai-pela-metade-em-abril,110983,0.htm

**Ver:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,governo-nega-protecionismo-e-fechamento-para-importacoes,111001,0.htm

***Ver:
http://www.ieco.clarin.com/economia/trabas-cayeron-compras-Brasil_0_693530699.html

****Ver:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/exportacao-a-argentina-cai-23-em-abril-ante-abril-2011

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!