LOADING

Type to search

Taiwan adquire aviões de vigilância e interceptação de submarinos

Share

Após dois meses de adaptações, Taiwan recebeu na última semana o primeiro de 12 aviões de vigilância PC-3.  A aquisição destas aeronaves tem sido considerada como um importante incremento na capacidade de defesa da ilha que, apesar das boas relações que tem com a China continental, ainda é vista como uma província rebelde por parte de Beijing.

Os aviões PC-3 da empresa americana “Lockheed Martin”, além de serem utilizados na vigilância de anti-submarinos, também possuem uma poderosa capacidade de interceptação e ataque aos mesmos, sendo utilizados por Marinhas de diversos países[1]. Presente na cerimônia de entrega, o “Presidente Taiwanês”, Ma Ying-geou, celebrou a aquisição dizendo que “os PCs-3 adquiridos são equipados com a mais avançada tecnologia aviônica e a expectativa é que nossa Marinha ganhe um reforço considerável em sua capacidade de defesa[2].

Além da questão com a China, que considera Taiwan parte de seu território separado devido a Guerra Civil Chinesa” (1927-1949), Taiwan também mantém disputas territoriais marítimas com países doSudeste Asiático”, noMar do Sul da China”.

Os choques entre patrulhas marítimas são frequentes, o último episódio, ocorrido em maio de 2013, envolveu um barco pesqueiro taiwanês e a guarda costeira das Filipinas. Alegando que a embarcação taiwanesa estaria em suas águas, os filipinos alvejaram o barco matando um dos ocupantes. O incidente gerou um incidente diplomático que resultou na expulsão de cidadãos filipinos de Taiwan e sanções econômicas por parte de Taipei[3].

Os aviões foram adquiridos tendo por base o acordoTaiwan-US Relations Act”. Por meio desse Acordo, celebrado em 1979, osEstados Unidosse obrigam a fornecer equipamentos militares para Taiwan para fins essencialmente defensivos a fim de dotar a ilha de capacidades mínimas de defesa em caso de agressão por parte do regime comunista Chinês[4].

————————-

Fontes consultadas:

[1] VerP-3C Orion Maritime Patrol Aircraft, Canada”:

http://www.naval-technology.com/projects/p3-orion/

[2] Ver President praises Taiwan’s first PC-3 aircraft”:

http://www.chinapost.com.tw/taiwan/national/national-news/2013/11/01/392601/President-praises.htm

[3] VerPhilippine coast guard open fire and killed an unarmed fisherman”:

http://ireport.cnn.com/docs/DOC-973452

[4] VerTaiwan Relations Act”:

http://www.ait.org.tw/en/taiwan-relations-act.html

Moisés Lopes de Souza - Colaborador Voluntário Sênior

Graduado em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Doutorando em Estudos de Ásia-Pácifico no Doctoral Program in Asia-Pacific Studies (IDAS) da National Chengchi University (Taiwan). Pesquisador Associado do Center for Latin America Trade and Economy, Chihlee Institute of Technology.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.