LOADING

Type to search

Toyota planeja realocar produção de SUVs dos EUA para o México

Share

Na ultima sexta-feira (dia 4 de agosto), de acordo com o Jornal Reuters, a Toyota Motor Corporation declarou que planeja construir uma nova fábrica de caminhonetes SUVs no México, após as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de penalizar a empresa se produzisse carros pequenos ao sul da fronteira com o Estado mexicano.

Toyota modelo SUV Sequoia

Inicialmente, a Toyota planejava produzir sedãs Corolla na planta que está construindo no Estado central de Guanajuato, mas agora mudará a produção dos pequenos carros e para uma nova fábrica de montagem planejada para os Estados Unidos.

O porta-voz da Toyota no México, Luis Lozano, disse que o fabricante de automóveis global estudaria a produção de SUVs em Guanajuato, além do modelo de caminhão Tacoma no futuro, mas decidiu adiantar os planos. Caminhões e SUVs representaram cerca de 65% do mercado norte-americano, segundo Lozano.

A decisão ocorreu quando a Toyota planejava conquistar uma participação de 5% da rival japonesa menor Mazda Motor Corporation, como parte de uma aliança empresarial para construir uma fábrica de 1,6 bilhão de dólares com o objetivo de trabalharem juntos na produção de veículos elétricos.

A intenção de produzir SUVs em Guanajuato marca a continuação de uma tendência crescente da fabricação mexicana que atende aos padrões de qualidade necessários para produzir veículos mais caros, segundo Christopher Wilson, vice-diretor do Centro Internacional Woodrow Wilson.

Ainda de acordo com Wilson, em vez de construir carros de valor mais baixo, que geralmente oferecem margens menores de lucro para o México, e manter a produção dos SUVs de alto valor agregado nos EUA, a empresa está se movendo na direção oposta, para reduzir a pressão política sobre os interesses do presidente Trump.

Em entrevista a uma de rádio mexicana, Lozano disse que espera que o nível de investimento da empresa na região permaneça semelhante, apesar da mudança nos planos. O aporte de recursos calculado quando a Toyota anunciou a decisão de construir a fábrica para produzir Corolla foi de um bilhão de dólares. Entretanto, atualmente, não se tem um valor final dos investimentos que serão feitos na nova planta dos SUVs, mas Lozano assegura que esse valor não irá variar muito.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Sede da empresa em Toyota, província de Aichi, Japão” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_Motor

Imagem 2Toyota modelo SUV Sequoia” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Sequoia

Imagem 3Toyota modelo Corolla” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/File:09_Toyota_Corolla.jpg

Tainan Henrique Siqueira - Colaborador Voluntário

Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos. Experiência acadêmica internacional na Cidade do México e atuação profissional no Consulado do Panamá e no Turismo Nuevo Mundo. Concluiu trabalho de extensão sobre Direitos Humanos e Refugiados, iniciação científica na área do Direito Internacional e da Política Externa Brasileira, sendo esta segunda iniciação premiada em terceiro lugar entre as áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas da UniSantos em 2015. Atuou como Monitor na disciplina de Teoria das Relações Internacionais­I, durante o último semestre de 2015. Atualmente é monitor e pesquisador do Laboratório de Relações Internacionais da UniSantos em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (LARI­IPECI), onde auxilia no desenvolvimento de projetos semestrais pautados por três frentes de pesquisa: 1) Direitos Humanos, Imigração e Refugiados; 2) Política Internacional e Integração Regional; e 3) Relações Internacionais, Cidades e Bens Culturais. Tem objetivo de seguir carreira acadêmica.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.