LOADING

Type to search

Tradicionais partidos indianos perdem força

Lucas Leite 7 de março de 2012
Share

O “Partido do Congresso”, reduto político dos Ghandi-Nehru, sofreu uma grande derrota nas eleições parlamentares indianas que ocorreram nesta semana. No Estado de maior importância política e maior população, “Uttar Pradesh”, o Partido conseguiu a modesta quarta colocação. Isso pode ser um sinal bastante negativo para a cogitada indicação de Rahul Ghandi concorrer nas eleições aos cargos nacionais que ocorrerão em 2014. Das 403 vagas à “Deputado Estadual” no pleito realizado, o “Partido do Congresso” conseguiu apenas 27 cadeiras, bem longe da meta de pelo menos 100.

 

O cenário político indiano é imprevisível nesse momento, uma vez que os dois partidos mais tradicionais, o “Partido do Congresso” e o opositor “Bharatiya Janata” (BJP), não conseguiram se impor de maneira efetiva nessas eleições, que são consideradas prévias para as eleições nacionais.

Grande parte da população está descrente em relação à capacidade dos atuais partidos de maior força em manter o crescimento econômico e combater a corrupção no país, o que resultou no fortalecimento de partidos com maior apelo regional.

Isso pode ser exemplificado no ocorrido no estado de Punjab, cuja economia é fortemente ligada à agricultura, em que a aliança entre um partido regional e o BJP resultaram na vitória destes sobre o “Partido do Congresso”, acontecendo o mesmo em Goa. No estado de Uttarakhand, por sua vez, o “Partido do Congresso” venceu o BJP, mas por apenas uma cadeira, o que não lhe deu a maioria e o obrigará a procurar por um aliado regional. Em síntese, o cenário que se desenha é de que os grandes partidos tenham de dividir forças com legendas menores, regionalizadas, trazendo complexidade ao atual processo político indiano.

—————-

Fontes:

Ver:

http://www.aljazeera.com/news/asia/2012/03/201236175226433687.html

Ver:

http://www.nytimes.com/2012/03/07/world/asia/indian-national-congress-party-defeated-in-elections.html?_r=2&ref=world

Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eleicao-estadual-marca-reves-para-familia-gandhi-na-india,844668,0.htm

————–

Consulta a Tainá Dias Vicente (“Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas” – UNESP/UNICAMP/PUCSP)

 

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.