LOADING

Type to search

Três “acontecimentos criminosos” na Europa e na Rússia são alarmantes para o desenvolvimento do terrorismo mundial

Share

Ameaças via InternetO terrorismo*[1] é um fenômeno negativocom abrangência mundial. Seus agentes não podem ser caracterizados pela religião, nacionalidade, idade, gênero, razão, motivo, entre outros. Três recentes “acontecimentos criminosos” na Europa[2] e na Rússia demonstraram-se alarmantes para as sociedades ao longo do mundo e contribuíram para o desenvolvimento do terrorismo.

Em um curto prazo de dois dias foram registrados eventos preocupantes à “Segurança Pública da Holanda, Rússia e Espanha. Tais fatos ou “Recidivas Criminosos também podem ser classificados e caracterizados como “Terrorismo doméstico”. Os casos não estão necessariamente ligados a um grupo como “Al-Qaeda”, por exemplo, com filiais ou células em diferentes cidades do mundo, e sim à iniciativa individual do agente provocador”. Seguem na sequência os acontecimentos dos casos em escala temporal.

Um ex-aluno da British School de Voorschoten[3], próximo da cidade holandesa de Leiden, na região sul do país, fez uma ameaça pública via Internet afirmando que irá abrir fogo e matar varias pessoas. A mensagem fora publicada em um fórum on-line norte-americano e as ameaças foram avaliadas como “sérias” pelas autoridades. O estudante escreveu em inglês: “Amanhã vou atirar contra meu professor e contra o maior número possível de estudantes. É uma escola numa cidade holandesa que se chama Leiden e utilizarei uma Colt Defender 9 milímetros[3].As escolas do ensino médio na cidade de Leiden, foram fechadas “por medidas de precaução”. O jovem já foi detido pela polícia holandesa.

Serguéi Pomazún, de 31 anos[4],abriu fogo em uma loja de armamentos da cidade de Bélgorod, no sudoeste da Rússia, no começo desta semana, segunda-feira, dia 22 de abril. Dentro do estabelecimento comercial ele matou quatro pessoas. Depois o atirador continuou os disparos na rua, matando mais duas pessoas – meninas de 14 e 16 anos. Pomazun foi detido na tarde dessa terça-feira, dia 23 de abril, perto de uma estação ferroviária da cidade de Bélgorod, de onde tentava fugir escondendo-se em um trem de carga. Durante a detenção, um dos policiais fora ferido. O criminoso pode receber prisão perpétua.

A Espanha[5]anunciou nesta terça-feira a prisão de dois suspeitos de ligação com a “Al-Qaeda” do norte africano, após uma investigação que durou mais de um ano. Segundo o Ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, os suspeitos têm perfil semelhante ao dos acusados pelo Atentado na maratona de Boston”, nos Estados Unidos. Nou Mediouni, um argelino que teria recebido treinamento como combatente no norte do Mali, fora detido na província de Zaragoza (leste). Hassan El Jaaouani, um marroquino que também é suspeito de ter mantido ligações no Mali com o grupo “Al-Qaeda” do “Magreb Islâmico”**, fora detido em Múrcia (Sul).

As investigações envolveram autoridades da Espanha, França e Marrocos. Como dito, os  dois suspeitos têm perfil semelhante de lobos solitários”, como é o caso dos Irmãos Tsarnáevi (Djohár e Tamerlán), de origem chechena, que foram acusados de cometer o atentado da semana passada na “Maratona de Boston”. Ambos islamitas teriam se radicalizado e acessavam páginas jihadistas na Internet”. Não fora confirmado se os detidos pertencem a uma célula da Al-Qaeda”.

——————

* Segundo o “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa” o substantivo masculino “terrorismo” significa: 1) Modo de impor a vontade pelo uso sistemático do terror; 2) Emprego sistemático da violência para fins políticos, especialmente a prática de atentados e destruições por grupos cujo objetivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder; 3) Regime de violência instituído por um governo.

** A “Al Qaida no Magreb Islâmico”, antigo “Grupo Salafista para Pregação e Combate (em árabe: الجماعة السلفية للدعوة والقتال), é uma organização terrorista internacional de origem argelina, criada em 1997.

——————————

Imagem‘Internet’ virou arma nas mãos dos diferentes ‘agentes’ do terrorismo mundial. No ultimo caso um jovem holandês fez a seguinte ameaça: ‘Amanhã vou atirar contra meu professor e contra o maior número possível de estudantes’.” (Fonte):

http://www.matanay.com/

——————————

Fontes consultadas:

[1]Ver:

http://www.visionofhumanity.org/globalterrorismindex/#/2011/OVER/

[2] Ver:

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-07-448_en.htm?locale=en

[3] Ver:

http://www.ad.nl/ad/nl/1012/Nederland/article/detail/3431038/2013/04/24/Wellicht-werkstraf-voor-zus-dreigtwitteraar-Leiden.dhtml

[4] Ver:

http://radiovesti.ru/article/show/article_id/89972

[5] Ver:

http://politica.elpais.com/politica/2013/04/23/actualidad/1366705494_134502.html

Tags:
Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

1 Comments

  1. Dagmar Marie 21 de junho de 2013

    OS MUÇULMANOS DEVEM SER EXPATRIADOS DA EUROPA, E DE TODOS OS PAÍSES CIVILIZADOS, PARA O ORIENTE MÉDIO!
    ENQUANTO NÃO SAIREM, SEREM CONFINADOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, ONDE PODEM COLOCAR NO PORTÃO DE ENTRADA: "EURÁBIA", como sonhavam.
    Qualquer MOVIMENTO contra eles é silenciado pela IRMANDADE MUÇULMANA. Os organizadores recebem ameaças de morte POR TELEFONE. Eles também têm família! Vamos aplicar neles a Lei de Talião: "OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE" Assim não poderão mais nos intimidar, pois haverá o troco!

    Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.