LOADING

Type to search

Trocas de bombardeios entre Turquia e Síria aumentam probabilidade de guerra regional

Share

A Turquia manteve a  postura de responder com bombardeios às investidas das tropas sírias em seu território. De acordo com o que vem sendo divulgado pela mídia*, pelo quinto dia consecutivo os turcos estão respondendo aos bombardeios das tropas governamentais sírias, apesar dos pedidos de desculpa oficiais informando que não havia intenção de atingir o território do país vizinho.

De acordo com observadores, a situação está sendo gerada pelo fato de estarem ocorrendo combates nas fronteiras entre os dois países, com seguidas conquistas por parte dos rebeldes nesta região, além do fato de a Turquia ter recebido mais de 100 mil refugiados da Síria ao longo do período de rebelião, algo que aumenta a porosidade entre as fronteiras.

 

Analistas apontam que, embora os sírios afirmem não haver intencionalidade nos ataques, eles estão ocorrendo graças ao fato de os rebelados estarem usando o território turco como santuário e também usarem-no como plataforma para investidas contra as tropas governamentais, por isso o Governo Assad tem buscado atingir intencionalmente os grupos rebeldes que estejam em territórios vizinhos.

A situação vem se complicando, principalmente devido as deserções e seguidos anúncios de abandono de aliados, como o Hezbolah**, cujos representantes têm anunciado um possível apoio aos rebelados sírios, mesmo que o grupo tenha sido constante aliado do presidente Bashar Al Assad. 

A projeção de crescente isolamento faz aumentar a probabilidade conflito regional, pois Assad poderá apostar na regionalização da crise como último recurso para não ter de entregar o poder, já que acreditaria estar levando a situação para a condição de perda generalizada, obrigando a que todos aceitem sua manutenção no poder. Além disso, acreditam os observadores que não será surpresa a tentativa de envolver Israel como forma de desviar o foco de atenção dos árabes para seu inimigo histórico.

—————————-

Fontes:

* Ver:

http://ultimosegundo.ig.com.br/revoltamundoarabe/2012-10-07/turquia-e-siria-trocam-ataques-pelo-quinto-dia-consecutivo.html

Ver também:

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI6209541-EI188,00-Bombas+lancadas+da+Turquia+atingem+norte+da+Siria.html

** Ver:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6208036-EI308,00-Conflito+na+Siria+cria+dilema+para+o+grupo+xiita+libanes+Hisbola.html

—————

Ver também:

http://br.noticias.yahoo.com/rebeldes-s%C3%ADrios-se-apoderam-outra-localidade-fronteira-turquia-163047407.html

Imagem: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24703/turquia+volta+a+bombardear+siria+e+premie+cogita+conflito.shtml

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!