LOADING

Type to search

Turquia construirá muro na fronteira com a Síria

Share

As autoridades da Turquia começaram os preparativos para construir um muro em alguns pontos da fronteira com a Síria para prevenir atos de contrabando[1]. A segunda brigada de fronteira iniciou os trabalhos de escavação perto da cidade de Nusaybin (em frente à cidade síria de Qamishli), a cerca de mil quilômetros da capital da Turquia, Ancara. O muro terá uma altura de dois metros e arame farpado, mas sua extensão não foi divulgada.

Ano passado (2012), grupos de contrabandistas se enfrentaram várias vezes com as forças fronteiriças turcas e milhares de refugiados sírios cruzaram a fronteira do país vizinho para fugir da “Guerra Civil em seu país*. As autoridades turcas estimam que 250 mil refugiados sírios vivem em abrigos na fronteira e outros 250 mil em outras regiões do país, inclusive Istambul e Ancara. O ministro de Alfândegas e Comércio, Hayati Yazici[2], afirmou que o Governo assinou um protocolo com o Exército para a construção do muro.

A fronteira da Turquia com a Síria tem no total aproximado de 900 quilômetros de extensão. “Quando o muro estiver pronto, a segurança ao longo da fronteira estará em um nível superior[2], afirmou Yazici, que informou ainda que serão usadas câmeras de vídeo e sistema de raios X para melhorar a segurança nessa área fronteiriça.

—————————-

* “Guerra Civil Síria” (às vezes referida como “Revolta Síria”, ou ainda “Revolução Síria”, em árabe: الأزمة السورية) é um conflito interno em andamento na Síria, que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011, influenciado por outros protestos simultâneos no mundo árabe. As manifestações populares por mudanças no governo foram descritas como “sem precedentes”. Enquanto a oposição alega estar lutando para destituir o presidente Bashar al-Assad do poder para posteriormente instalar uma nova liderança mais democrática no país, o governo sírio diz estar apenas combatendo “terroristas armados que visam desestabilizar o país”.

—————————-

Imagem (Fonte):

http://islam.ru/en/content/news/security-wall-be-built-turkey-s-syrian-border

—————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.haaretz.com/news/middle-east/1.550997

[2] Ver:

http://www.hurriyetdailynews.com/turkey-builds-wall-along-syria-border.aspx?pageID=238&nID=55801&NewsCatID=341

Tags:
Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!