LOADING

Type to search

Share

No dia 28 de agosto, a União Europeia (UE) e Cuba encerraram, com importantes progressos[1], a segunda rodada de negociações para seu primeiro Acordo Bilateral. As delegações iniciaram as conversações em abril e voltarão a se reunir no começo de dezembro, em Havana, para tratar do capítulo econômico do Pacto.

As negociações para um Acordo de Cooperação e diálogo político foram iniciadas em abril deste ano (2014). Os três pilares que estão sendo abordados nas transações são: (1) cooperação; (2) questões políticas e institucionais e (3) relações comerciais.

Christian Leffler, diretor geral para a América da diplomacia europeia e chefe da delegação comunitária nas negociações, destacou que “no plano político, ainda falta bastante trabalho; em matéria de cooperação fizemos progressos e aplainamos o terreno; no pilar comercial e econômico acabamos de começar a negociar[2]. Leffler completou ainda reconhecendo que Cuba “deve avançar para um sistema mais aberto e flexível. Queremos acompanhar Cuba nesse processo, mas ainda temos de encontrar a maneira apropriada[2].

Ao contrário dos Estados Unidos, a UE não impôs restrições ao seu comércio com Cuba, mas é o único país da América Latina com o qual Bruxelas não tem um Acordo Bilateral. Apesar do acesso limitado entre seus mercados, a UE é o segundo maior parceiro comercial de Cuba, depois da Venezuela.

Os negociadores preveem que o Acordo deve ser concluído em 2015. Se o processo for finalizado com sucesso, Cuba poderá superar o bloqueio institucional vigente desde 1996.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.mundoautosymotos.com/wp-content/uploads/2009/11/principal.jpg

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://euobserver.com/news/125395

[2] Ver:

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/08/28/internacional/1409246636_566222.html

———————————————–

Ver Também:

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/actualidad/mundo/cuba-sigue-viendo-positiva-las-negociaciones-con-l.aspx

Ver Também:

http://www.elnuevoherald.com/2014/08/29/1830225/ue-y-cuba-logran-sustanciales.html

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!