LOADING

Type to search

UE lança estratégia do “Crescimento Azul”

Share

Com objetivo de ampliar as ações para vencer a crise, a Europa lançou ontem, 13 de setembro, a estratégia denominada como “Crescimento Azul”*. A nova estratégia apresenta indicações promissoras para o crescimento econômico e perspectivas de emprego no setor da economia marinha e marítima, de forma a apoiar a recuperação da economia europeia.

Por meio da promoção da pesquisa e inovação no setor marinho, do apoio às “Pequenas e Médias Empresas” (PME), da definição das qualificações necessárias e do incentivo aos produtos e soluções inovadores, a Europa desenvolverá o potencial de crescimento da sua economia azul, protegendo, em simultâneo, a biodiversidade e o ambiente.

 

A estratégia definida segue os cinco domínios com maior potencial de crescimento: 1) Turismo marítimo, costeiro e de cruzeiros, 2) Energia azul, 3) Recursos minerais marinhos, 4) Aquicultura e 5) Biotecnologia azul.

Alguns setores em crescimento e emergentes, como as energias renováveis oceânicas e a biotecnologia azul, poderão ser novos motores para a criação de novos empregos, o desenvolvimento de energias mais limpas e a oferta de mais produtos e serviços.

O lançamento do “Crescimento Azul” inicia um processo que conferirá à economia azul um lugar de destaque na agenda dos Estados‑Membros, das regiões, das empresas e da sociedade civil.

—————————————–

Fonte Consultada:

* Ver:

http://ec.europa.eu/maritimeaffairs/policy/blue_growth/index_pt.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.