LOADING

Type to search

UE lança plano para ampliar sua indústria de segurança

Share

De acordo com um novo plano de ação da “Comissão Europeia” (CE), divulgado no dia 30 de julho, a “Indústria de Segurança” da Europa deve aproveitar a sua resposta a desastres naturais e ataques terroristas para aumentar o seu perfil como uma indústria internacional.

Neste contexto, a CE propôs um “Programa de Ação” de estímulos ao setor. Ele deverá preparar esta indústria para se manter na Europa e continuar a produzir produtos de segurança de grande qualidade. As “Pequenas e Médias Empresas” devem ser particularmente apoiadas nos seus esforços visando aceder aos mercados internacionais em países terceiros.

 

A Comissão propõe: (1) a harmonização de normas e procedimentos de certificação das tecnologias de segurança; (2) a melhor exploração das sinergias entre a investigação (a nível civil) de segurança e de defesa; (3) novos regimes de financiamento, como os chamados “contratos pré-comerciais”, para ensaiar e validar os resultados provenientes de projetos de investigação sobre segurança realizados na UE e (4) a introdução de controles sobre o impacto social das novas tecnologias de segurança em fase de pesquisa.

De acordo com informações, na “União Europeia” a segurança tem um valor de mercado estimado entre 26 bilhões de euros e 36,5 bilhões de euros. Em termos gerais, pode-se subdividi-la nos seguintes setores: (1) segurança da aviação; (2) proteção do transporte marítimo; (3) segurança das fronteiras; (4) proteção de infraestruturas críticas; (5) informação sobre atividades antiterroristas (incluindo cibersegurança e comunicação); (6) proteção da segurança física; (7) gestão de crises e (8) vestuário de proteção. As empresas europeias ainda figuram entre as líderes mundiais na maioria dos segmentos de mercado no setor da segurança.

——————————— 

Fonte Consultada: 

Ver: http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=MEMO/12/605&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.