LOADING

Type to search

Unasul anuncia inauguração da Escola de Defesa Sul-Americana

Share

Em 31 de março de 2015, o Ministro de Defesa da Argentina, Agustín Rossi, recebeu o Secretário Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, ocasião na qual foi anunciada a inauguração, em breve, da Escola Sul-Americana de Defesa (Esude).

A Esude* tem como um de seus objetivos formar os novos oficiais das Forças Armadas dos 12 países membros da Organização Internacional Intergovernamental, conforme critérios democráticos, a ser posta em marcha em 17 de abril, na cidade de Quito, no Equador. Ademais, prevê a criação de uma rede de instituições acadêmicas e militares e o desenvolvimento de programas de formação e integração de todas as Forças Armadas da região. Da mesma forma, a Esude complementaria as atividades do já existente Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS)**.

A Escola é também uma alternativa à Escola das Américas (SOA, na sigla em inglês), fundada em 1946 como um instituto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para combater o aumento da influência de ideais comunistas na área. Em 2001, a SOA foi renomeada e passou a se chamar Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança (WHINSEC), mantendo sua função de ministrar cursos sobre temas relativos à assuntos militares com vistas à preparação de oficiais de outros países.

Além da Escola, proximamente, há previsão da criação de um Tribunal Criminal Internacional da Unasul. Um dos principais defensores da ideia, o advogado e presidente da Associação Interamericana de Juristas, o equatoriano Galo Chiriboga, defende a criação de tal organismo como uma forma de os países exercerem poderes judiciais para além de suas fronteiras. Para ele, o Tribunal da Unasul não entraria em competição com o Tribunal Penal Internacional (TPI), uma vez que só lidaria com assuntos específicos da região, em especial, o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e o tráfico internacional de pessoas.

————————————————————————————————

* O projeto da Esude foi lançado pelo Governo argentino durante gestão de Nilda Garre, à frente do Ministério da Defesa deste país.

** Criado em 2008, o CDS visa contribuir para a manutenção de um ambiente de paz, em que os conflitos da região possam ser resolvidos através da diplomacia e de métodos não invasivos.

————————————————————————————————

Imagem Ministros da Unasul em reunião” (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNASUR,_Reuni%C3%B3n_Ordinaria_del_Consejo_de_Ministro_de_Relaciones_Exteriores_(9623068687).jpg?uselang=pt-br

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.andina.com.pe/agencia/noticia-unasur-inaugurara-escuela-sudamericana-defensa-549895.aspx

[2] Ver:

http://www.telesurtv.net/english/news/UNASUR-to-Launch-First-Regional-Defense-School-in-Ecuador-20150402-0016.html

[3] Ver:

http://www.telesurtv.net/english/news/UNASUR-Court-Could-Aid-Latin-American-Security-20150128-0020.html

Paula Gomes Moreira - Colaboradora Voluntária Sênior

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!