LOADING

Type to search

UNESCO testa sistema de alerta rápido de tsunami

Share

A “Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura” (UNESCO) realizou, no dia 10 de agosto, o primeiro teste geral de um sistema de alerta rápido de tsunami, com o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de comunicação de mensagens de alerta entre os Centros do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e de mares de conexão.

 

O “Sistema de Alerta Rápido de Tsunami” no Mediterrâneo e Atlântico Nordeste (NEAMTWS) foi estabelecido em 2005 sob a égide da UNESCO no âmbito da “Comissão Oceanográfica Intergovernamental” (COI).

De acordo com nota da “Rádio ONU”, o teste incluiu o envio de mensagens através de e-mail, fax, e do sistema de telecomunicações global do “Observatório e Instituto de Investigação Sísmica de Istambul”, na Turquia, para todos os centros nacionais e de pontos de alerta de tsunami. No total, 31 países estiveram envolvidos neste exercício.

De acordo com a UNESCO, a catástrofe no Japão demonstrou como os desastres naturais estão aumentando em número e impacto, exigindo as melhores ferramentas para antecipar riscos. Embora a forte atividade sísmica seja historicamente mais frequente no Oceano Pacífico, a zona nordeste do Atlântico e o Mar Mediterrâneo também são regiões propensas a tsunami.

UNESCO prevê um segundo teste de alerta de tsunami em 2012, envolvendo os meios de comunicação social.

——————–

Fontes consultadas:

Rádio ONU:

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/08/cabo-verde-e-portugal-em-teste-de-sistema-de-alerta-de-tsunamis/

UNESCO:

http://www.unesco.org/new/en/media-services/single-view/news/successful_first_test_of_tsunami_warning_system_in_north_east_atlantic_mediterranean_and_connected_seas/

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!