LOADING

Type to search

“União Européia” implementa embargo à importação de petróleo da Síria

Share

Neste último sábado, dia 3 de setembro, a “União Européia” (UE) implementou formalmente o embargo à importação de petróleo da Síria e outras sanções econômicas contra o país, numa tentativa de isolar o regime do presidente Bashar al-Assad.

 

A chefe do “Serviço Europeu de Ação Externa da União Européia”, Catherine Ashton, afirmou que essas medidas tem por objetivo privar o regime de sua receita financeira, pois um terço das exportações do petróleo sírio são destinados à UE.

A Síria produz cerca de 370 mil barris de petróleo por dia e cerca de 150 mil deles são exportados também diariamente, segundo dados da “Agência Internacional de Energias” (AIE) anunciados pelo jornal “O Estado de São Paulo”*.

O ministro russo das “Relações Exteriores”, Sergei Lavrov, anunciou que seu país discorda do embargo ao petróleo da Síria imposto pela UE, pois consideram que sanções unilaterais são prejudiciais em qualquer momento de crise.

Apesar da posicionamento russo, Ashton afirmou que novas sanções poderão ser adotadas, caso o regime de Assad continue a usar violência para reprimir protestos da oposição síria.

—————————

*Fonte:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ue-comeca-a-implementar-embargo-a-petroleo-da-siria,768110,0.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!