LOADING

Type to search

Venezuela acusada de insuflar “golpe militar” no Paraguai

Share

O novo Governo paraguaio autorizou, ontem, dia 3 de julho, a disseminação na imprensa de vídeos (integral e com edição) mostrando reuniões entre chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, o embaixador do Equador no Paraguai, Julio Prado, com a “Alta Cúpula Militar” paraguaia (chefe do “gabinete militar da presidência”, o general Ángel Vallovera; comandante do Exército, Adalberto Garcete; comandante da Marinha, Juan Benítez, e o comandante da Força Aérea, Miguel Christ) no “Palácio do Governo”, pressionando-os a assinar documento reconhecendo apenas Fernando Lugo (o mandatário afastado) como “Presidente da República” e incitando-os a se levantarem contra o governo que assumia o poder, cercando o Congresso.

 

Segundo foi informado em vários canais da imprensa a proposta gerou constrangimento entre os militares, chegando alguns a retrucar a interferência explícita que havia sido feita pelo governo venezuelano no seu país.

A atual ministra da Defesa do Paraguai, María Liz García, que fez declaração e afirmou: “Tenho certeza que vão entregar [cópias do vídeo] às instâncias correspondentes”*, referindo-se ao “Ministério Público”, mas está no cenário uma denúncia internacional contra o governo venezuelano pala interferência explícita e incitação a violência armada dentro do país.

————–

Fontes:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1114440-paraguai-mostra-video-de-chanceler-venezuelano-com-militares.shtml

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.