LOADING

Type to search

Share

No último sábado, dia 23 de abril, a Venezuela assumiu a Presidência da Unasul, em uma cerimônia realizada em Quito, capital do Equador. A Presidência do Bloco foi exercida anteriormente pelo Uruguai. Na oportunidade, Rodolfo Nin Novoa, Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, entregou a liderança da integração regional à Chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, por um período de um ano.

De acordo com o site info escola do portal IG, os doze países integrantes da Unasul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) foram representados e participaram do evento. O Bloco ainda conta com a participação, como observadores, de dois países da América Latina: México e Panamá.

Na ocasião, os mandatários dos países integrantes da Unasul e demais participantes fizeram um minuto de silêncio pelas mais de 600 vítimas do último terremoto que ocorreu recentemente no Equador. Por causa dessa tragédia, conforme o Correio Brasiliense, os membros da Unasul se ofereceram a convocar uma reunião extraordinária das entidades de desastres naturais dos principais países que compõe o Bloco para prestar assistência ao Equador e a sua população devastada.

Cumpre ressaltar a importância dessa reunião, conforme destacou o Secretário Geral da Unasul, o ex-presidente colombiano Ernesto Samper. Ele declarou que a Unasul está prestes a publicar um manual de manejo de desastres e lembrou que, além do Equador, Uruguai e Chile sofreram desastres naturais nos últimos.

Por fim, o ponto alto da reunião foi à divulgação pelo Secretário Geral da Unasul do projeto de “cidadania sul-americana”. Esse conceito representa que os 420 milhões de sul-americanos que habitam nos 17.000.000 Km2 podem ter a possibilidade de se movimentar para trabalhar e para escolher suas autoridades, por exemplo, no espaço sul-americano.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.conectas.org/pt/acoes/politica-externa/noticia/28787-unasul-na-venezuela

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta