LOADING

Type to search

Venezuela e Panamá reatam relações diplomáticas e comerciais

Share

O Governo da República do Panamá e o Governo da República Bolivariana da Venezuela emitiram comunicado anunciando o reatamento das relações diplomáticas. O documento, datado de 26 de abril, comunica o retorno dos respectivos embaixadores acreditados a seus postos, o restabelecimento da conectividade aérea e a retomada de diálogo para tratar de itens da agenda de interesse comum.

O prenúncio da crise entre os dois países se situa em outubro de 2017, quando o Panamá passou a exigir visto de entrada para cidadãos venezuelanos, em razão do grande afluxo motivado pela crise na Venezuela. Caracas revidou a medida, passando a exigir vistos para a admissão de panamenhos.

Presidente Maduro em pronunciamento na Expo Venezuela Potencia 2018

O agravamento da tensão nas relações se deu em março deste ano (2018) quando o Governo do país centro-americano publicou uma lista de venezuelanos, dentre eles o presidente Nicolás Maduro, que representavam risco de lavagem de dinheiro. A retaliação veio com a suspensão de laços comerciais, por 90 dias, que impedia empresas panamenhas de operar no país, incluindo-se a Copa Airlines, uma das poucas empresas aéreas estrangeiras ainda operando na Venezuela. O Panamá aplicou o princípio da reciprocidade para suspender, também por 90 dias, as atividades de empresas aéreas venezuelanas no seu território.

No movimento seguinte, o Governo do Panamá retirou o seu Embaixador de Caracas e solicitou ao Governo venezuelano que fizesse o mesmo, chamando de volta seu Embaixador na Cidade do Panamá. A retomada de conversações entre Nicolás Maduro, Presidente da República Bolivariana da Venezuela, e Juan Carlos Varela, Presidente da República do Panamá, foi intermediada por Danilo Medina, Presidente da República Dominicana.

No dia 26 de abril, em pronunciamento na abertura do evento Expo Venezuela Potencia 2018, o presidente Maduro referiu-se à sua conversa com o Chefe do Executivo panamenho, quando acertaram os termos do acordo de reaproximação. Ele ainda ressaltou a amizade entre os dois desde a época que foram chanceleres nos respectivos países e agradeceu ao Presidente da República Dominicana: “quiero agradecer publicamente al presidente Danilo Medina por su intermediación diplomática y haber ayudado a pasar la página entre Panamá  y Venezuela” (“Quero agradecer publicamente ao presidente Danilo Medina por sua intermediação diplomática e haver ajudado a virar a página entre Panamá e Venezuela” – Tradução Livre).

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Presidente Varela e Maduro em encontro bilateral em 2016” (Fonte):

http://minci.gob.ve/wp-content/uploads/2016/06/FB_4492.jpg

Imagem 2 Presidente Maduro em pronunciamento na Expo Venezuela Potencia 2018” (Fonte):

https://pbs.twimg.com/media/DbwgD5EW4AEgvRi.jpg:large

A.C. Ferreira - Colaborador Voluntário

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.