LOADING

Type to search

Share

Após cinco décadas sem nenhum serviço de transporte marítimo público entre os Estados Unidos e Cuba, os Estados Unidos voltaram a autorizar viagens por barco entre a Florida e Cuba[1].

Quatro companhias foram autorizadas e notificadas na última terça-feira pelos Departamentos de Tesouro e Comércio, sendo esta notificação a primeira, desde o embargo imposto por Washington a Cuba[1]. A Ilha ainda precisa autorizar o serviço também[1].

O Governo dos Estados Unidos ainda salientou que certas licenças específicas serão outorgadas para tal serviço. As companhias não poderão oferecer serviço regular para turistas e que “as regulações com respeito a Cuba não mudaram[2]. Somente receberão licenças pessoas que pretendem ir a ilha por motivos como visitas familiares, fins acadêmicos, culturais, esportivos, religiosos entre outros[2].

A opção de serviço de transporte marítimo entre os dois países faz parte de uma das medidas anunciadas pelo presidente Barack Obama para suavizar o embargo. A notícia chega quatro meses depois que tanto o Presidente americano como o de Cuba, Raúl Castro, anunciaram o descongelamento das relações entre ambos os países[2].

———————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.bbc.com/news/world-latin-america-32602923

———————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.sun-sentinel.com/business/tourism/fl-havana-ferry-approval-20150505-story.html

[2] Ver:

http://cnnespanol.cnn.com/2015/05/05/estados-unidos-autoriza-el-reinicio-del-servicio-comercial-de-ferry-a-cuba/

[3] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-latin-america-32602923

Laura Elise Messinger - Colaboradora Voluntária Júnior 1

Mestre em Relações Internacionais- IHEID (Genebra, Suíça) e Mestre em Estudos Avançados de Organizações Internacionais- UZH (Zurique, Suíça). Bacharel em Relações Internacionais -Unilasalle (Canoas, RS), intercâmbio na UNICAH (Tegucigalpa, Honduras). Especialidades: direitos humanos, direito internacional humanitário, segurança e paz, democratização e América Central. Experiências profissionais: ONU (DPA- MSU), BID (segurança cidadã) e ONG Geneva Call – Suíça.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.