LOADING

Type to search

A violação do espaço aéreo finlandês pela OTAN

Share

No último dia 1o de agosto, terça-feira passada, as autoridades finlandesas detectaram uma violação em seu espaço aéreo feita por 2 caças F-18 espanhóis, a serviço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O voo sem autorização ocorreu na cidade de Kirkkonummi, nas proximidades da região de Upinniemi, local da sede do Comando Naval Finlandês, no Golfo da Finlândia, por volta das 9:00h da manhã.

O Jornal Iltalehti noticiou que os caças fazem parte da equipe internacional de militares que contribuem no patrulhamento do Mar Báltico no âmbito da OTAN, e que utilizam a base aérea de Ämari, na Estônia, como suporte operacional.

Força Aérea Espanhola EF – 18A Hornet

A Organização informou que os F-18 ingressaram acidentalmente no espaço finlandês, enquanto acompanhavam aeronaves russas que voavam na localidade, dois aviões MIG-31 e um Antonov An–26. Após reconhecer o equívoco, a Instituição militar explicou a razão para os responsáveis finlandeses, com o objetivo de melhorar futuras cooperações.

O Chefe da investigação do caso, Jan Sundell, não apresentou nenhum estranhamento, conforme publicação do Jornal Baltic Times, e afirmou: “Não houve nada para contradizer a informação fornecida pela OTAN. Isso não parece um caso muito extraordinário, nada fora do comum foi revelado”.

Conforme vem sendo observado nas manifestações pela mídia, a questão, se vista a partir de uma lógica de reciprocidade, leva à indagação das razões que levam a uma aparente tranquilidade quanto a situação por parte dos finlandeses, visto que a Finlândia não demonstra sinais de negatividade contra o ato, que para analistas pode ser considerado uma ação de desrespeito à soberania finlandesa, e, além disso, poderia tornar-se frequente. Por essa razão, começam a surgir indícios de que a política de neutralidade de Helsinque está sendo flexibilizada, algo que poderia gerar prejuízos ao país na esfera diplomática.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Golfo da Finlândia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8a/Finnischer_Meerbusen.png/1280px-Finnischer_Meerbusen.png

Imagem 2 Força Aérea Espanhola EF 18A Hornet” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/31/Spanish_Air_Force_EF-18_DD-SD-00-02833_cropped.jpg/1024px-Spanish_Air_Force_EF-18_DD-SD-00-02833_cropped.jpg

 

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.