LOADING

Type to search

Visita de Estado: Evo Morales visita a Espanha antes de ir para Haia

Share

Faltando poucos dias para o início das alegações orais em Haia pela demanda marítima boliviana contra o Chile, o presidente Evo Morales fez uma escala de pouco mais de um dia na Espanha. Entre a noite de 15 de março e todo o dia 16 de março, quinta e sexta-feira passada, o máximo mandatário boliviano esteve em território espanhol, onde aproveitou para se reunir com diversas autoridades e figuras notórias do setor privado.

Rei Don Felipe VI recebe presidente Evo Morales durante visita de Estado na última sexta-feira (16 de março)

Acompanhado pelo seu Ministro das Relações Exteriores, Fernando Huanacuni, o Presidente Morales organizou a sexta-feira (dia 16) para distribuir seus compromissos em Madri. A primeira visita foi realizada pela parte da manhã, quando o Chefe de Estado boliviano foi até o Palácio de La Zarzuela para se reunir com o Rei Don Felipe VI. A reunião foi privada e participarem dela membros do corpo diplomático boliviano e algumas autoridades espanholas.

Posteriormente ao encontro com o Chefe de Estado espanhol, Morales se dirigiu à sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais. Lá, ele fez um chamado às empresas espanholas para investirem no país andino. O presidente Evo ressaltou que nos últimos anos as relações com as empresas espanholas foram frutíferas, com 90% dos contratos entre elas e o Governo boliviano sendo executados com sucesso. Fez ainda questão de encerrar qualquer possível preocupação com a nacionalização de empresas estrangeiras, apontando que tal processo é destinado aos recursos naturais do país.

Finalmente, para as 17:00 da sexta-feira, o Presidente boliviano se reuniu com o Presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy. A última visita foi, talvez, a mais importante. Morales e Rajoy discutiram sobre diversos temas que envolvem questões técnicas de cooperação, assim como assuntos políticos e de comércio.

Palácio da Paz, em Haia, sede da CIJ

Dentre os vários assuntos, discutiu-se a possibilidade do apoio espanhol para que os bolivianos possam acessar o Espaço Schengen sem necessidade de visto. De acordo com o mandatário boliviano, a Bolívia contaria com todas as condições técnicas para obter este benefício. O presidente Rajoy se mostrou disposto a apoiar a causa boliviana, agora deve-se esperar para ver como as negociações sobre o tema irão se desenvolver.

Após a série de compromissos oficiais na sexta-feira, o presidente Evo Morales embarcou no seu avião particular rumo a Haia, onde se reuniu com a equipe jurídica nacional e internacional no sábado (dia 17) para terminar os preparativos para as sessões orais na Corte Internacional de Justiça conta o Chile.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 O presidente do governo espanhol Mariano Rajoy, recebe o Presidente o Estado Plurinacional da Bolivia, Evo Morales, em sua chegada ao Palacio de La Moncloa” (Fonte):

http://www.lamoncloa.gob.es/multimedia/galeriasfotograficas/presidente/Paginas/2018/160318-rajoymorales.aspx

Imagem 2Rei Don Felipe VI recebe presidente Evo Morales durante visita de Estado na última sextafeira (16 de março)” (Fonte):

http://www.casareal.es/ES/ArchivoMultimedia/Paginas/archivo-multimedia_galerias-de-fotos-detalle.aspx?data=197518

Imagem 3 Palácio da Paz, em Haia, sede da CIJ” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_Internacional_de_Justiça#/media/File:International_Court_of_Justice.jpg

Sergio Dorfler - Colaborador Voluntário

Sergio Alejandro Dorfler Bustamante (Bolívia) - De nacionalidade boliviana, é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Possui experiência e interesse nas áreas de Integração Regional Sul-Americana, Democracia na América Latina, Pensamento Social e Político Latino-Americano e Modelos Alternativos de Desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!